Esta semana retornou ao meu consultório uma paciente a quem indiquei uma abdominoplastia. No meio da conversa ela deixou escapar que havia feito sessões de criolipólise com as quais não observou resultado algum.
Diante desta situação eu me vi na obrigação de esclarecer alguns pontos em relação a determinados diagnósticos em cirurgia plástica, e a real eficácia de procedimentos estéticos.
Em primeiro lugar qualquer procedimento estético (aparelhos que se destinam a melhorar flacidez de pele ou atenuar gordura localizada) alcança um índice de melhora de no máximo 17%. Para vocês terem uma ideia 20% de melhora é um resultado que não conseguimos registrar em fotos de antes e depois: ou seja a foto do antes é igual à do depois.
Obvio que neste ponto sempre tem um “expert” que se intromete: “Oh! Mas minha amiga perdeu 14cm fazendo este tratamento!”
Então eu vou contar para vocês o truque: A paciente sempre é orientada a fazer uma dieta restritiva.
E com dieta, meus queridos, sempre se perde medidas. Mas o aspecto, (a aparência da barriga) continua a mesma!!!!
Resumindo: Se a barriga estava ruim, depois da dieta teremos uma barriga ruim que mede menos. E o mais grave: Se foi a dieta que determinou este resultado, faça dieta por conta própria e não gaste seu dinheiro em tratamentos estéticos.
Agora vamos fazer um paralelo com abdominoplastia. Quando este tratamento é indicado? O requisito básico para o indicarmos é um grau tamanho de flacidez que me permite retirar metade de toda a pele da barriga!!! E se a flacidez está nesse ponto não existe meios, por maior que seja a tecnologia, de forçar essa pele a voltar para o seu estado normal, anterior à instalação de flacidez.
A única coisa que resta para essa pele é cortar e jogar no lixo.
Se unirmos as informações descritas olhem a situação:
Existe um pedaço de pele que só está esperando o momento de ser jogado no lixo! E a criatura vai lá e investe uma fortuna em tratamentos estéticos sobre essa pele!!!!
“Ah, mas tratamento estético não serve para nada?”
Claro que serve! Tratamento estético é preventivo! Ninguém nunca viu, nessas matérias da TV, uma modelo gorda e flácida transformando-se numa beldade depois do tratamento.
Elas já entram lindas para a sessão.
E porque fazem os tratamentos?
Para continuarem lindas!
Para retardar aquela flacidez que ameaça se instalar!
Após determinadas cirurgias plásticas também é interessante associarmos alguns tratamentos estéticos, porque uma cirurgia bem indicada tem um índice de melhora sempre acima de 60%. E uma vez que você se empenhou tanto para melhorar, qualquer 10% a mais é lucro!
Cirurgia plástica X Tratamentos estéticos
